hummus & cappuccino

Chegar em uma outra cidade é ter que se descobrir novamente: Qual o meu bairro favorito? Onde vou fazer yoga? Como aproveitar meus finais de semana?

San Francisco é uma cidade dividida entre suas próprias vizinhanças. Cada bairro é um micro-cosmo em si mesmo e propõe certo estilo de vida. Aqui, onde você mora diz muito sobre quem você é, parecido com o Rio. Como uma amiga sempre dizia, em São Paulo a primeira pergunta que te fazem é ‘o que você faz’ e no Rio ‘onde você mora’. Fiquei tentando me lembrar como foi o processo da escolha de bairros quando mudei para São Paulo, mas na realidade essa decisão foi muito simples – moraria perto do trabalho. Já que dessa vez morar perto do trabalho não era uma opção do nosso agrado, foi preciso escolher um bairro que mais teria a ver com o nosso jeito, que acomodasse nossas preferências, tudo assim, meio no chute.

Aos poucos, nossos hábitos vão se incorporando ao da nova cidade. SF é uma cidade diurna, com muitas opções de atividades para fazer ao ar livre, um clima que favorece – apesar do vento frio, raramente chove e as temperaturas são amenas – e muitos destinos convidativos por perto. Praias, vinícolas, trilhas, serra. Em São Paulo, nosso dia pós-trabalho começava lá pelas nove da noite e, por consequência, dificilmente dormíamos antes da 1h. Mas aqui as pessoas chegam mais cedo e também saem mais cedo do trabalho, fazendo com que o dia se estenda ainda mais e sobrem horas no final da tarde.

E tem as diferenças culturais. Ir ao médico é uma epopeia, imposto de renda uma confusão e entender plano de saúde, nem se fale. Fazer compras no supermercado, por outro lado, é de uma simplicidade impressionante. Aliás, comprar qualquer coisa é muito simples – meia dúzia de cliques e uma sacola aparece na sua porta à noite. Assim, aos poucos, sem pressa como o ritmo californiano, vamos descobrindo nossa nova rotina, abrindo espaço para o novo e resgatando um pouco de nós em cada experimentação.

Por enquanto, o que tem feito mais falta é o café expresso brasileiro e o mamão papaya de manhã. Mas sabe o que eu já descobri em um mês de SF? Que adoro cappuccino e hummus.

IMG_20140706_151709-EFFECTS

Leave a Reply